A audiometria tem como objetivo avaliar a quantidade de audição da criança.

 

Quando é indicado?

 

  • Identificar perda de audição em crianças com risco de perda auditiva, como prematuridade, síndromes, histórico familiar, doenças genéticas, má formação.

  • Monitoramento audiológico em casos de tratamento para infecções de ouvido – associada a imitanciometria.

  • Exame necessário no processo de avaliação e diagnóstico diferencial de atraso no desenvolvimento de fala e linguagem.

  • Exame essencial para o diagnóstico diferencial  da avaliação do transtorno do espectro autista.

  • Exame complementar da avaliação otoneurológica.

  • Parte da avaliação do processamento auditivo central, acima dos 4 anos.

  • Monitoramento audiológico para adaptação e ajuste de programação das próteses auditivas

  • A audiometria também é solicitada para todas as crianças em idade pré-escolar.

Indicada a partir dos 6 meses idade. 

 

Apesar do exame ser similar ao de adulto, é essencial que a realização seja feita de forma personalizada para cada criança, com protocolos adaptados conforme a idade, características do desenvolvimento e a necessidade de cada um.

 

Também chamada de audiometria condicionada, comportamental ou com peep show, a avaliação audiológica completa inclui a audiometria tonal, audiometria vocal e imitanciometria.  Quando necessário incluímos avaliação do comportamento auditivo para sons instrumentais.

 

 

Perguntas frequentes

  • Qual profissional realiza esse exame?

 

Os exames audiológicos são realizados pela Fonoaudióloga Andrea Soares, com pós-graduação em audiologia infantil, especialista em audiologia, sócia da clínica. E por profissionais da equipe. Todos especialistas em audiologia. Conheça nossa equipe aqui.

  • Como é realizado?


Na FONOTOM o exame é realizado por fonoaudiólogos, dentro de uma sala acústica, com a companhia dos pais, o que deixa o paciente mais tranquilo e confortável durante a avaliação. 

 

A audiometria é indolor e depende da resposta do paciente. Nosso diferencial é realizar o exame com fones de inserção, permitindo assim avaliar cada orelha separadamente.

 

O tempo da avaliação é em torno de 45 minutos, depende da colaboração do paciente durante o exame. Por esse motivo é importante agendar o exame em horário que a criança está mais disposta no dia e sem fome.

Em alguns momentos é preciso fazer um retorno para complementar o exame. É normal quando não conseguimos manter a atenção por um longo período.

 

Não é preciso preparo para realizá-los.

Não há riscos ou contra indicação para estes exames.

 

  • Quem pode solicitar este exame?

 

Pode ser solicitado por médicos, pediatras, otorrino, neurologista, entre outras especialidades quando buscam avaliar perda de audição da criança com otite, atraso de desenvolvimento de fala, síndromes, transtorno do espectro autista ou risco para perda auditiva por pré-maturidade entre outros.

 

Pode ser solicitado por fonoaudiólogos que buscam avaliar a audição do paciente com atraso de linguagem, zumbido ou para adaptação de prótese auditiva, dificuldade escolar ou transtorno do processamento auditivo.

 

E ainda pela escola, como pré-requisito para todas as crianças em início da alfabetização.

 

  • Quais equipamentos utilizados?

 

Na FONOTOM optamos por utilizar fones de inserção o que nos permite avaliar a audição em cada orelha, separadamente. Quando necessário usamos campo livre, ou seja, os sons saem de caixas de som calibradas.

 

A audiometria é realizada com reforço visual para os bebês e crianças pequenas, ou condicionada para as crianças acima de 3 anos. Desta forma conseguimos manter o interesse da criança durante todo o exame.


Na FONOTOM contamos com fonoaudiólogos especialistas em audiologia pediátrica, além de equipamentos modernos que podem avaliar a audição e timpanometria com sonda de 1KHz específica para avaliação de bebês, buscando assim diagnóstico preciso e diferencial.

 

Para agendar a avaliação audiológica infantil entre em contato conosco. Estamos na Avenida Angélica, próximo a Avenida Paulista, Consolação e em frente ao Hospital Infantil Sabará.

 

 Saiba mais sobre avaliação audiológica infantil

Avaliação de processamento auditivo FONO
imitanciometria de alta frequencia Fonot

FALE CONOSCO:

 

Central de Agendamento

   Telefone: (11) 93392-6028
   WhatsApp: (11) 93392-6028

 

Horário de agendamento

   Segunda à sexta-feira das 8h30 às 17h30

 

E-mail

   contato@fonotom.com.br

Horário de atendimento presencial:

   Segunda à sexta-feira, das 08h30 às 20h30h

   Quando aos sábados, das 8h30 às 14h.

Endereço:

   Avenida Angélica, 1968 sala 64 - Higienópolis,

   São Paulo - SP, 01228-200

Próximo à linha amarela do Metrô, entre as estações Mackenzie e Paulista.

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube ícone social
  • LinkedIn ícone social

© 2019 por Fonotom