Imitanciometria e Prova de Função Tubária
Exame que tem por objetivo avaliar a pressão da orelha média, reflexos estapedianos e presença de secreção.
A

imitanciometria

, também chamada de Timpanometria, é um exame indolor, de medidas de imitância acústica. incluem timpanometria, avaliação dos reflexos estapedianos. Na avaliação, é possível incluir prova de função tubária e a

Imitanciometria de altas frequências

e de banda larga.

Essas informações irão auxiliar no diagnóstico diferencial da perda auditiva, monitoramento durante o tratamento de infecções de ouvido, rinite entre outros.

Exames indicados para adultos, crianças e bebês, bastante rápido e indolor. Nos casos de bebês, o ideal é fazer durante o sono.

O exame de

Imitanciometria Higienópolis

, São Paulo, é indicado para os seguintes casos:

1. Complementar ao diagnóstico de perda auditiva.

2. Identificar presença de secreção na orelha média.

3. Identificar disfunção da tuba auditiva.

4. Avaliar presença de reflexos estapedianos como complemento da avaliação audiológica completa.

5. Avaliar integridade da membrana timpânica.

6. Complementar avaliação audiológica em pré-operatório para colocação de tubo de ventilação.

7. Diagnóstico diferencial de perda auditiva em todas as idades.

8. Acompanha emissões otoacústicas para garantir resultado fidedigno.

O

exame de Imitanciometria

, também chamado de Timpanometria ou medidas de imitância acústicas, pode ser realizado com 3 diferentes tipos de sonda: 226Hz, 1000Hz (alta frequência) ou banda larga.

Para avaliação de bebês até 6 meses de vida, o recomendado é o uso da sonda de 1000Hz. Acima desta idade, o recomendado é o uso de sonda de 226Hz.

Já a medida de imitância acústica de banda larga utiliza um som de espectro largo (até 8000Hz), conseguindo assim avaliar bebês, crianças e adultos com maior precisão.

A timpanometria de banda larga é indicada para monitoramento audiológica de bebês, junto com as emissões otoacústicas, para monitoramento de crianças e adultos com otite média em tratamento e como exame diferencial no diagnóstico de doenças da orelha média como otosclerose e disjunção de cadeia ossicular.

Como a imitanciometria é realizada? Na Fonotom, o exame é realizado por fonoaudiólogos, especialistas em audiologia, dentro de uma sala acústica, com a companhia dos pais (quando criança), o que deixa o paciente mais tranquilo e confortável durante a avaliação.

Para realizar o exame de Imitanciometria, coloca-se na orelha do paciente uma sonda flexível de silicone e, emite-se alguns sons. O importante é que o paciente permaneça sem se mexer durante o exame.

Como o teste de função tubária é realizado? O exame de função tubária é realizado por fonoaudiólogos, especialistas em Audiologia, dentro de uma sala acústica.

Para realizar o exame, coloca-se na orelha do paciente uma sonda flexível de silicone e, emite-se alguns comandos como, por exemplo, beber um gole de água.

A prova de função tubária pode ser realizada com a membrana timpânica íntegra ou perfurada. Não é preciso preparo.

Pode ser solicitado para avaliar infecção de ouvido, perda de audição, entre outras queixas.

Pode ser solicitado por fonoaudiólogos que buscam avaliar a audição do paciente com atraso de linguagem, zumbido ou para adaptação de prótese auditiva, dificuldade escolar ou transtorno do processamento auditivo.

Na Fonotom, em Higienópolis, São Paulo, realiza-se a Timpanometria de banda larga e Timpanometria de frequência alta.

Utiliza-se o Imitanciômetro Titan da Interacoustics, que avalia com sonda de 226Hz para exame em adultos e crianças, com sonda de 1000Hz para exames em bebês conforme recomendação do Joint Committee on Infant Hearing(2019), além da sonda de banda larga indicada para todas as idades.
prova de função tubária


Agende seu exame com Fonoaudiólogos especialistas em Audiologia, além de equipamentos modernos que podem avaliar a audição e timpanometria com protocolos adequados para cada idade.
Veja também
Nossa estrutura
Publicações
O que procura?
Endereço Fonotom
Fale com a Fonotom