UA-162067639-1
agendamento por whatsapp
ligar para FONOTOM audiologia e otoneurologia
email para FONOTOM audiologia e otoneurologia
Encotre a FONOTOM audiologia e otoneurologia no google maps, avenida angelica, próximo ao metrô, a avenida paulista e consolação

Dúvidas sobre este procedimento? 

Separamos abaixo algumas respostas às perguntas e dúvidas mais comuns sobre esse assunto.

O que é a manobra de reposicionamento?

Manobra de reposicionamento é um procedimento realizado em pacientes que tem diagnóstico de vertigem posicional paroxística benigna - VPPB, que é a alteração do labirinto em que partículas de carbonato de cálcio, os famosos cristais do labirinto, se deslocam e provocam tontura todas as vezes que o paciente se movimenta, principalmente ao deitar e levantar.

Como é realizada a manobra de reposicionamento?

A manobra é realizada com o paciente sobre uma maca e, de acordo com o diagnóstico, o paciente é movimentado em diferentes posicionamentos direcionando os partículas deslocadas de volta para sua posição de origem. Existem diversas manobras para reposicionamento canalicular e as manobras são selecionadas e realizadas de acordo com a avaliação e identificação do canal semicircular acometido.

Quais os sintomas que a manobra pode causar?

Em geral, as manobras são bem toleradas. Durante a manobra o paciente pode relatar vertigem e pode sentir-se nauseado. Alguns pacientes ainda podem relatar sintomas de tontura no mesmo dia e no dia seguinte, e depois eles diminuem ou desaparecem. Em alguns casos, de pacientes mais sensíveis ao movimento, é necessário que o médico faça uma medicação antes da manobra para que ela seja melhor tolerada.

Quantas manobras são necessárias e em quanto tempo os sintomas desaparecem?

Cada paciente responde de uma forma às manobras, portanto não é possível afirmar de uma forma genérica a quantidade de manobras necessárias. Algumas pessoas podem ter resposta imediata, sendo necessária apenas uma manobra, enquanto outras podem necessitar de mais sessões para ter remissão total dos sintomas. Muitos fatores estão associado à esta variação, ligados à causa, o diagnóstico, há quanto tempo existem os sintomas e alterações em outros sistemas que afetam o funcionamento do labirinto, como metabólico, hormonal, vascular, nervoso, coluna.

Quem pode realizar as manobras? 

As manobras devem ser prescritas pelo médico e normalmente são realizadas otorrinos ou fonoaudiólogos especialistas, com conhecimento da anatomia da orelha interna e a fisiologia dos sistemas auditivo e vestibular, no labirinto. 

Quais são as contra-indicações para se realizar as manobras? 

As manobras são contra-indicadas em pacientes com que tenham limitações de movimento ou não possam assumir as posições indicadas para que a manobra seja executada. Normalmente o médico avalia as condições se só faz a indicação quando é possível que seja realizada.

Posso fazer auto-manobra? tem algum risco?

As manobras devem ser realizadas somente por profissionais especialistas na área. Salvo raros casos, a auto-manobra NÃO é indicada, justamente porque pode oferecer riscos. Em algumas posições, se o corpo e a cabeça não estiverem corretamente posicionados, os "cristais" dentro do labirinto podem ser direcionados para locais diferentes do esperado, fazendo com que os sintomas não melhorem ou ainda piorem. Além disso, diferente do profissional, o paciente não sabe o que vai sentir e como vai reagir as manobras, aumentando risco de queda. Ainda pode entrar em crise e não conseguir reverter a situação.

.

Existe mais de uma manobra? quantas existem?

Existem diversas manobras e dentre elas, uma quantidade grande de variações. Tem manobras com objetivo de avaliação, outras de tratamento, outras para canais verticais, outras para canais laterais. Para cada caso, a manobra deve ser específica deve ser selecionada pelo profissional baseada no objetivo. Em alguns casos as manobras de tratamento podem ser usadas com objetivo de diagnóstico e a resposta do paciente ao procedimento pode direcionar a conduta.  

Me. Cleiton Carvalho Fortes

Fonoaudiólogo, CRFa.2-16967.

Especialista pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa.6448/16)

Ainda tem alguma dúvida? entre em contato conosco e teremos o maior prazer em responder. 

tags.: pesquisa do nistagmo de posicionamento; manobras de avaliação; manobra Dix-Hallpike; manobra deitar de lado; manobra head roll test; manobras de reposicionamento; manobras liberatórias; manobra de Epley; manobra de semmont, manobra de Yacovino; manobra gufoni; manobra para canais verticais; manobra para canais laterais; manobra para canal semicircular posterior; manobra para canal anterior. 

FALE CONOSCO:

 

Central de Agendamento

   Telefone: (11) 93392-6028
   WhatsApp: (11) 93392-6028

 

Horário de agendamento

   Segunda à sexta-feira das 8h30 às 17h30

 

E-mail

   contato@fonotom.com.br

Horário de atendimento presencial:

   Segunda à sexta-feira, das 08h30 às 20h30h

   Quando aos sábados, das 8h30 às 14h.

Endereço:

   Avenida Angélica, 1968 sala 64 - Higienópolis,

   São Paulo - SP, 01228-200

Próximo à linha amarela do Metrô, entre as estações Mackenzie e Paulista.

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube ícone social
  • LinkedIn ícone social

© 2019 por Fonotom