Como saber qual o melhor aparelho auditivo para mim?

Atualizado: Jun 29

A tecnologia e praticidade dos aparelhos auditivos aumentou muito nos últimos anos. Esses pequenos dispositivos ajudam a devolver a audição e melhorar a qualidade de vida de muitos pacientes com perda auditiva. Mas uma pergunta sempre surge para quem busca por essa solução: qual o melhor aparelho auditivo para mim? A fonoaudióloga Andrea Soares, especialista em adaptação de aparelhos auditivos e sócia da FONOTOM te ajuda a desvendar o processo de escolha.

Antes de mais nada, o paciente precisa entender que existe um caminho a ser percorrido antes de conquistar o sonhado aparelho. “Para começar é necessário ter um diagnóstico da perda auditiva, com exames audiológicos e consultas com o médico. Muitas vezes, com exames complementares.” – afirma a profissional.


Nesse processo, o trabalho conjunto do fonoaudiólogo e do médico são essenciais para definir o qual a melhor reabilitação auditiva para cada caso. Portanto, não adianta perceber que não está ouvindo bem e ir correndo pra loja comprar um aparelho auditivo. Seja online, na loja ou qualquer outro lugar. Aliás, a regulamentação brasileira não permite que aparelhos sejam vendidos livremente, sem indicação médica.


É claro que existem casos de profissionais e lojas que acabam vendendo um aparelho auditivo sem realizar todas essas etapas. Neste caso, não compre! Essa postura não é a correta e você pode arrepender-se da compra precipitadamente. “Existem muitos modelos de próteses auditivas e elas precisam ser personalizadas para cada caso. É algo muito delicado e extremamente pessoal” – alerta Andrea.

Posso usar o aparelho que ganhei do vizinho, da tia, ou de quem não usa? Depende! Antes de responder essa pergunta é preciso saber se este aparelho "combina" com as necessidades da sua audição.

“Precisamos descobrir se o grau da perda auditiva é compatível ao ganho proporcionado pelo aparelho. Se a resposta for positiva e a prótese estiver em bom estado, um fonoaudiólogo pode programá-lo para você.” – afirma Andrea.


Independente de usar um aparelho novo ou usado, a consulta com um profissional é fundamental. Trata-se da sua saúde e de um item que será personalizado para você.

Como saber qual o melhor aparelho auditivo para mim?

Com tantos modelos, marcas e preços disponíveis no mercado não é difícil que quem busque uma prótese se sinta perdido. É justamente aqui que um profissional fonoaudiólogo de confiança pode lhe ajudar. Com exames e diagnóstico médico em mãos, ele é a melhor pessoa para lhe indicar o melhor aparelho auditivo. Faça um teste antes de comprar. Isso lhe dá a certeza de fazer a escolha certa e não se arrepender depois.

Como é todo o processo?

O fonoaudiólogo conversa com o paciente sobre as suas necessidades auditivas do dia a dia. Se você trabalha, fica em casa, conversa em outras línguas, faz reuniões em grupo, gosta de música... Tudo isso deve ser levado em consideração. Depois é preciso pensar nas habilidades do paciente para manusear o aparelho. Levar em conta a preocupação com a estética. E, por último, mas não menos importante, a possibilidade financeira desse paciente investir na reabilitação auditiva.

Só depois de analisar todas essas variáveis, o fonoaudiólogo vai buscar um dispositivo que seja compatível com o grau e configuração da perda auditiva do paciente para iniciar os testes.


“Na consulta inicial, o paciente deve sempre estar presente. Nela, poderemos avaliar o tamanho da orelha para ajuste de moldes, aplicar questionários validados para entender melhor as dificuldades de desempenho auditivo e posteriormente benefício e satisfação no uso. E ainda realizar a verificação das próteses auditivas, que pode incluir audiometria em campo livre e mapeamento de fala além de outras etapas” - declara Andrea.

Depois, o paciente pode receber consulta online, o que chamamos de telemonitoramento, tanto para orientação como para ajustes. Na FONOTOM este serviço está disponível. Mas isso só depois da primeira consulta presencial, conforme determina as boas práticas e a legislação que seguimos.


Existem muitas diretrizes que baseiam o trabalho em fonoaudiologia e pesquisas que mostram os protocolos a serem seguidos. Por isso, é importante que seu fonoaudiólogo faça uma prática baseada em evidências.


Qual a diferença entre testar o aparelho auditivo em lojas ou no consultório de um fonoaudiólogo?

Seja em lojas especializadas ou consultórios, o que importa é o serviço que você irá receber.

O ajuste da programação deve obrigatoriamente acontecer por meio do atendimento fonoaudiológico.

É importante que, durante o teste, o paciente leve para casa o aparelho auditivo emprestado. O processo de experiência domiciliar é essencial porque só na "vida real" é possível perceber se a prótese auditiva está realmente ajudando nas situações que o paciente tem queixa.

Algumas lojas não cobram pela consultoria do fonoaudiólogo. No consultório cobram. Por quê?

“Cada loja tem um jeito de trabalhar. Eu posso te falar sobre como nós, fonoaudiólogos clínicos, trabalhamos no consultório. Lá exercemos um trabalho de consultoria. Nosso papel é escolher o melhor aparelho auditivo para você. No consultório, o trabalho de seleção e adaptação é o trabalho da fonoaudióloga, que normalmente trabalha em parceria com diferentes marcas e pode escolher a que melhor atender o paciente” – reforça a profissional.

Nesse caso, diferentemente das lojas, não há qualquer vínculo com a venda do determinado aparelho auditivo. O paciente pode, inclusive, comprar onde quiser a partir da indicação concluída.


Posso escolher um modelo e comprar pela internet?

Não. O risco de jogar dinheiro fora e comprar um aparelho que não sirva para suas necessidades é grande. Algumas pessoas compram aparelhos em outros países pela facilidade de acesso ou melhor preço. Mas a prática não é indicada, já que nem todas as empresas trabalham no Brasil. Isso impede que um profissional possa regular os dispositivos para você, uma vez que os softwares disponíveis não têm licença para funcionar em nosso país. Não esqueça que se comprar fora do país e não declarar, você poderá ter problemas com suporte e garantia. Informe-se bem sobre as opções com um fonoaudiólogo.


O melhor aparelho auditivo para mim é sempre o top de linha? E se não tiver dinheiro para comprar?

Não necessariamente.

Quanto mais recursos o aparelho tem, melhor a qualidade sonora. Mas isso não significa que outras categorias não vão ficar bem adaptadas. Por isso a consulta inicial com seu fonoaudiólogo é fundamental. Nela você poderá conhecer todas as possibilidades antes de iniciar o teste. Isso também vale para os acessórios. Nem todo mundo precisa de acessórios, conhecê-los e testa-los antes da compra é fundamental. Isso ajuda a economizar tempo e o seu dinheiro.

Eu vi que posso comprar o mesmo aparelho em diversos lugares. É verdade?

Claro! A única exigência é que você tenha passado por um diagnóstico, tenha indicação do médico e, muito importante, tenha o direcionamento de qual modelo ideal com seu fonoaudiólogo de confiança.

Por isso voltamos ao início do texto: é preciso testar sempre, junto com um fonoaudiólogo de confiança lembrando da necessidade do diagnóstico médico e audiológico antes de qualquer passo inicial. Nunca compre um aparelho auditivo, seja em lojas ou ambiente online, sem a correta consultoria de um profissional de saúde. É um investimento em você que vai durar muitos anos!

Agora que você já conhece todo o caminho, que tal conversar com seu fonoaudiólogo e ir em busca do melhor aparelho auditivo para seu caso?


Fotos: Fonotom

FALE CONOSCO:

 

Central de Agendamento

   Telefone: (11) 93392-6028
   WhatsApp: (11) 93392-6028

 

Horário de agendamento

   Segunda à sexta-feira das 8h30 às 17h30

 

E-mail

   contato@fonotom.com.br

Horário de atendimento presencial:

   Segunda à sexta-feira, das 08h30 às 20h30h

   Quando aos sábados, das 8h30 às 14h.

Endereço:

   Avenida Angélica, 1968 sala 64 - Higienópolis,

   São Paulo - SP, 01228-200

Próximo à linha amarela do Metrô, entre as estações Mackenzie e Paulista.

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube ícone social
  • LinkedIn ícone social

© 2019 por Fonotom