Telemedicina? Acredite, o futuro está nas teleconsultas

Atualizado: Jun 24

Atendimento no conforto do seu lar com profissionais de saúde. Com a pandemia do coronavírus no Brasil, entidades passam a liberar a prática. Veja como funciona!


Esqueça o consultório lotado. Hoje já é possível ter acesso a atendimento de saúde sem sair de casa. A prática foi definida pela OMS (Organização Mundial de Saúde), em 2016. A telessaúde, também conhecida por telemedicina, faz uso de meios eletrônicos para fornecer informações, recursos e serviços relacionados à saúde. Apesar de pouco conhecida do público, essa modalidade de atendimento tem muitas vantagens e diversas evidências cientificas podem comprovar isso.

Existem duas formas de realizar o atendimento por telemedicina. Na primeira, chamada de síncrona, o profissional e o paciente estão ao mesmo tempo conectados e interagem em tempo real. Já no modelo assíncrono, o profissional de saúde interagem com o uso da tecnologia, mas não em tempo real,. As informações são enviadas e podem ser acessadas no momento de maior conveniência, como em vídeos de orientação, avaliações entre outros.


Além de médicos, fonoaudiólogos também podem oferecer serviços de qualidade aos seus pacientes utilizando a telemedicina. A atividade foi, recentemente, liberada pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Andrea Soares, fonoaudióloga da Clínica FONOTOM ressalta a facilidade e a importância da assistência remota aos pacientes.


“O ideal é oferecer ao paciente um pouco de cada e assim poder complementar informações e tirar dúvidas sempre que necessário. Há um ganho de agilidade na interação entra paciente e fonoaudiólogo com a telemedicina. Dúvidas simples e orientações podem aumentar, inclusive, a eficácia do tratamento.Pelo mundo, encontramos pesquisas que atestam a eficácia do atendimento ao paciente usuário de aparelho auditivo quando acompanhado pelo fonoaudiólogo remotamente” – explica a profissional.


Já existem pesquisas de telemedicina que monitoram pacientes diabéticos, transplantados e casos de pós operatório usando telefone e/ ou aplicativos. Temos como exemplo no Brasil vídeos instrutivos sobre como manipular o aparelho auditivo. E também vídeos de treinamento para serem usados pelo paciente durante o processo de reabilitação vestibular, sempre com indicação do fonoaudiólogo. É possível acessar esses conteúdos, desenvolvidos pelos fonoaudiólogos da Fonotom, no YouTube neste link ou neste aqui.


Reabilitação vestibular com realidade virtual na Fonotom

Ajuste remoto de próteses auditivas na Fonotom

As empresas de próteses auditivas já desenvolvem ferramentas que permitem aos fonoaudiólogos programar o aparelho auditivo de pacientes de forma remota. O que traz praticidade, conforto e evita deslocamentos desnecessários de idosos.


Uma das vantagens do monitoramento remoto de aparelhos auditivos está no aumento do envolvimento de cuidadores e familiares no processo de adaptação. Pesquisas apontam que o atendimento facilitado por uma ferramenta remota, ajuda a maximizar o benefício e satisfação no uso de próteses auditivas para o paciente com demência.


A interatividade é outro ponto forte da telemedicina. Programas baseados em computador para reabilitação auditiva podem ser usados ​​para auxiliar na intervenção das necessidades do usuário, além de fornecer feedback imediato ao usuário. Além disso, os dados referentes às ações, respostas e desempenho do usuário podem ser armazenados para posterior adaptação e consulta e podem ser monitorados pelo profissional a qualquer momento. Uma pesquisa que ainda está em andamento na FCMSCSP vem mostrando bons resultados nessa área, saiba mais neste site.


Entre os benefícios do uso da telemedicina em fonoaudiologia, observou-se maior tempo de uso das próteses auditivas e aumento na satisfação relatados por usuários que utilizam esse material como consulta.


Por que a teleconsulta é mais adequada que receber orientação via whatsapp? Porque neste momento o profissional está focado em lhe atender, assim como na consulta presencial, está com seu prontuário em mãos para ler o histórico e registrar seu atendimento para futuras consultas. Além disso, a teleconsulta é regulamentada, a orientação pelo whatsapp não.

O profissional que realiza atendimento remoto deverá ter todos os cuidados necessários, como escolher uma ferramenta que respeite o sigilo de dados do paciente, registrar o atendimento em prontuário e orientar o paciente para avaliação presencial se for necessário.


A escolha criteriosa dos meios pelos quais o profissional prestará os serviços a distância é um dos elementos determinantes para a prática segura.  Recomenda-se que o Fonoaudiólogo, minimamente, procure saber quais soluções atendem protocolos internacionais de segurança, como o protocolo HIPAA (HIPAA compliance). Esta regulação norte americana (Health Insurance Portability and Accountability Act – HIPAA) estabelece um conjunto de padrões de segurança para proteger informações de saúde.


A American Speech-Language-Hearing Association (ASHA) também informa que as  plataformas gratuitas muitas vezes não possuem as medidas de criptografia ou segurança necessárias para manter a privacidade, sugerindo plataformas em conformidade com a HIPAA.  As versões atuais do Skype (gratuito), o Facebook Messenger, o Whatsapp e o Zoom (gratuito) não atendem o protocolo HIPAA.


A teleconsulta pode ajudar você em todos os momentos, evitando que saia de casa, gaste tempo no trânsito e nesse momento de pandemia, que se exponha ao risco de contato de coronavírus.


A Organização Mundial de Saúde (OMS) define Saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.


Fique em casa! E conte com a equipe da FONOTOM que está preparada para lhe atender de forma remota.


Utilize a telemedicina a seu favor e desfrute da tecnologia para melhorar sua saúde e tornar seu tratamento fonoaudiológico mais fácil e prático.



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