Você tem vergonha de usar aparelho auditivo?

Atualizado: Jul 3

Usar óculos é diferente de usar aparelho auditivo?


O uso do aparelho auditivo até agora se encaixa como um dos assuntos proibidos e ainda provoca vergonha em quem precisa usá-lo. Mas por que isso acontece?

O relato mais comum de idosos que chegam ao consultório já com uma perda auditiva avançada é: “eu só vim porque minha família insistiu muito”. E a pergunta mais frequente é: “o aparelho auditivo é grande? Vai dar para esconder?”.


Andrea Soares, fonoaudióloga e sócia da Fonotom acrescenta que “a vergonha é comum entre os paciente e não só idosos, infelizmente". A indústria percebeu esta questão com um olhar muito cuidadoso e hoje vem investindo em estética e, associado a miniaturização de diversos componentes, já permite a produção de aparelhos auditivos cada vez menores ou com design mais atrativo.


Adaptação de prótese auditiva Fonotom

Se de um lado a indústria auxilia e muito os deficientes auditivos a encararem com mais tranquilidade a possibilidade de usar aparelho auditivo, por outro não é por conta desse avanço tecnológico que o assunto deve deixar de ser levantado.


Se você tem deficiência auditiva, comece enfrentando a vergonha com pessoas mais próximas. Fale sobre o assunto com quem te ama quer bem. E se você tem alguém próximo nesta situação, aproxime-se sem julgamentos e faça empatia – se coloque no lugar do outro e ajude a desmistificar o tema. Informação é a melhor arma contra o preconceito!


Muitas pesquisas hoje demonstram o impacto da perda auditiva na qualidade de vida. É importante iniciar o processo de reabilitação o mais precoce possível, mesmo com perdas mínimas.


Para saber o quanto um aparelho auditivo pode lhe ajudar, basta conversar com sua fonoaudióloga e iniciar um processo de seleção e adaptação de próteses auditivas com experiência domiciliar.


E você? Já realizou uma audiometria para saber como anda a saúde dos seus ouvidos?


Agende seu exame de audiometria em São Paulo. Estamos pertinho da Paulista, Consolação e Higienópolis,


Foto: Fonotom

FALE CONOSCO:

 

Central de Agendamento

   Telefone: (11) 93392-6028
   WhatsApp: (11) 93392-6028

 

Horário de agendamento

   Segunda à sexta-feira das 8h30 às 17h30

 

E-mail

   contato@fonotom.com.br

Horário de atendimento presencial:

   Segunda à sexta-feira, das 08h30 às 20h30h

   Quando aos sábados, das 8h30 às 14h.

Endereço:

   Avenida Angélica, 1968 sala 64 - Higienópolis,

   São Paulo - SP, 01228-200

Próximo à linha amarela do Metrô, entre as estações Mackenzie e Paulista.

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube ícone social
  • LinkedIn ícone social

© 2019 por Fonotom