logo-color-symbol_edited.png
telefone.png
email.png
endereço.png

Dúvidas sobre este exame? 

O que é a prova calórica bitermal?

A prova calórica é uma das etapas da avaliação vestibular pela nistagmografia, ou como é mais conhecido, do exame otoneurológico. Nesta prova, os labirintos são estimulados individualmente e a resposta é captada por equipamentos como a vectonistagmografia computadorizada ou a videonistagmografia infravermelho. As análises dos registros quantificam as respostas de simetria e função dos labirintos, dados que contribuem com a avaliação médica para determinar o diagnóstico e causa dos sintomas. 

O estímulo é feito com água ou com ar? 

A prova calórica pode ser feita com água ou ar, depende do equipamento que o examinador tiver disponível. Alguns pacientes tem a irrigação com água contra-indicada, como em casos de pacientes que tem perfuração do tímpano e nesses casos, somente pode ser usado o jato de ar. Apesar de ambas as formas serem válidas, muitos pacientes relatam maior desconforto com a estimulação térmica com água. Como não são mais fabricados no Brasil, é cada vez mais comum o uso de equipamentos que usam "ar". 

Como é feita a prova calórica e quais as reações mais comuns?

O estímulo é feito pela orelha, com um jato de ar que percorre o conduto auditivo até o tímpano, durante 60 segundos, se irrigação com água, 40 segundos. Esta prova precisa ser realizada pelo menos duas vezes em cada orelha, uma de baixa temperatura e outra mais alta. O estímulo térmico chega no labirinto que responde reflexamente movimentando os olhos. É indolor e em geral bem tolerado, porém, algumas pessoas podem relatar sensação de movimento, rodando, girando, balançando ou flutuando. Em casos menos frequentes, pacientes relatam enjôo, náusea ou até vômito nos casos mais sensíveis.

Saiba mais sobre o exame otoneurológico aqui

Quem é o profissional que faz este exame na Fonotom e qual sua formação?

Na FONOTOM, tanto o exame otoneurológico como a reabilitação vestibular são procedimentos realizados pelo Fonoaudiólogo Cleiton Carvalho Fortes, CRFa.2-16967; Mestre pela Santa Casa de São Paulo; Especialista em Audiologia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, CFFA 6448/16; Especialização em audiologia pelo IEAA; Membro da equipe otoneurologia e pesquisa em reabilitação vestibular no Hospital das Clínicas da FMUSP e Membro e Coordenador do Comitê de Equilíbrio da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

Ainda tem alguma dúvida? entre em contato conosco que teremos o maior prazer em responder. 

Clique aqui e agende seu exame

Tags.: Exame Otoneurológico completo, #otoneuro, #vectonistagmografia computadorizada, #VENG, #VNG, #videonistagmografia, testes vestibulares com eletronistagmografia, testes vestibuares sem eletronistagmografia, eletronistagmografia com prova calórica, testes vestibulares com prova calórica, testes vestibulares com vectoeletronistagmografia, provas oculomotoras, oculografia, video-oculografia, eletro-oculografia, oculomotricidade, provas posicionais, pares cranianos relacionados ao VIII par manobra Dix-Hallpike, pesquisa do nistagmo optocinético, registro do nistagmo pendular, otoneurológico com prova calórica a ar

FALE CONOSCO:

 

Central de Agendamento

   Telefone: (11) 93392-6028
   WhatsApp: (11) 93392-6028

 

Horário de agendamento

   Segunda à sexta-feira das 8h30 às 17h30

 

E-mail

   contato@fonotom.com.br

Horário de atendimento presencial:

   Segunda à sexta-feira, das 08h30 às 20h30h

   Quando aos sábados, das 8h30 às 14h.

Endereço:

   Avenida Angélica, 1968 sala 64 - Higienópolis,

   São Paulo - SP, 01228-200

Próximo à linha amarela do Metrô, entre as estações Mackenzie e Paulista.

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube ícone social
  • LinkedIn ícone social

© 2019 por Fonotom